Carreto e Frete: descubra a diferença

Carreto e Frete: descubra a diferença

Sem dúvidas, praticamente todas as pessoas que não são do ramo de transportes residenciais e comerciais confundem esses termos. Alguns chamam de carreto o que na verdade é frete e virse e versa.

Outros até mesmo tem a dúvida, porém não encontram informação correta sobre a real diferença entre carreto e frete.

É muito comum não somente por parte das pessoas que precisam contratar o serviço de carreto em BH, mas também para pessoas que precisam desse serviço em outras cidades e estados. Acharem que carreto e frete são meramente sinônimos.

Porém iremos compartilhar realmente a diferença entre um e outro e algumas dicas fundamentais para você que precisa contratar o serviço de carreto.

Vamos lá?

O que é carreto?

 

Este serviço é caracterizado por pequenos transportes de carga. São prestados por profissionais autônomos conhecidos como carreteiros. Esse tipo de serviço é caracterizado por transportes residenciais ou comerciais.

Geralmente são transportes locais de um bairro para outro, no máximo de uma cidade metropolitana para outra. Tornando assim, um tipo de transporte bastante rápido onde os itens são entregues em algumas horas.

Quando se trata de transportes residenciais são deslocados entre 1 a 5 itens. Esse tipo de transporte é perfeito para essa quantidade de itens, justamente por conta do tamanho do caminhão e consequente o valor do transporte.

Quando se trata de transportes comerciais como: materiais de construção, mercadores, etc. Também é uma excelente opção, tendo em vista que se a carga for pouca será carregado e descarregado de forma rápida.

Por falar em carregar e descarregar este tipo de transporte é acompanhado por ajudantes. Apesar de serem poucos itens, geralmente são itens pesados como: geladeiras, sofás, materiais de construção.

O objetivo dos ajudantes é auxiliar o motorista no transporte. Enquanto o motorista está ajustando os itens dentro do caminhão, os ajudantes estão trazendo para que o serviço seja mais rápido.

Em termos de contratos ou formalidades. Geralmente não é necessário, basicamente é feito um acordo verbal entre as partes e assim é marcado a data e horário do transporte. Por se tratarem de profissionais autônomos a forma de pagamento varia entre à vista ou no cartão de crédito. Ter ou não a opção do cartão é escolha do motorista.

O que é frete?

 

Em alguns estados se chama o serviço de carreto de frete, mas o termo correto é carreto. Frete é o serviço prestado por transportadoras para transportes de cargas pesadas, altos volumes de itens, etc.

Ao contrário do serviço de carreto onde são transportadas cargas residenciais, nesse tipo de transporte são transportadas apenas cargas comerciais. Geralmente são grandes fábricas, distribuidoras e grandes empresas.

Outro aspecto diferente em comparação com o serviço de carreto é a distância dos transportes. Além de terem grandes volumes e peso, os itens são transportados por longas distâncias sendo transportados em para outros estados ou até mesmo outros países.

Por ser um grande volume de itens é utilizado carretas como transporte. Para carregar o veículo são utilizadas empilhadeiras e outros equipamentos. Sobre contratos e formalidades é um serviço extremamente formal sendo prestado de empresas para empresas.

Devem ser seguidas diversas normas para garantir que todo o transporte seja feito de forma segura. Além das transportadoras, são utilizados profissionais autônomos, porém o cliente não trata diretamente com eles. Geralmente os agenciadores de cargas fazem a tratativa com os clientes.

Cuidados necessários ao contratar serviços de carreto

 

Hoje em dia com o advento da internet se tornou extremamente fácil encontrar e contratar prestadores de serviço. Porém, ao mesmo tempo que é fácil ter a sua disposição esses profissionais também é extremamente difícil saber a qualidade e confiabilidade deles.

Sendo assim, vamos compartilhar algumas dicas fundamentais para você que precisa contratar o serviço de carreto. Após trabalharmos a bastante tempo com esse tipo de transporte tivemos várias lições que podem acrescentar bastante no momento da contratação.

Provavelmente não será possível cumprir todos os requisitos, porém tente cumprir o maior número deles. Fazendo dessa forma você irá evitar muitos transtornos na hora da contratação do carreto.

Atenção aos profissionais autônomos

 

Muitos ao receberem essa dica podem acabar tendo medo de contratar profissionais autônomos. Porém não é preciso ter um “pé atrás” com eles, a grande questão é a procedência desses profissionais.

Se você simplesmente contratar diretamente com o motorista não irá saber se o profissional é realmente responsável ou não. Tendo em vista que ele estará falando bem de si mesmo.

A Horizontal Transportes trabalha com profissionais autônomos, porém sabemos a procedência de todos. Os motoristas trabalham conosco há bastante tempo e sempre cumprem o combinado de horário, qualidade do serviço e atenção aos itens dos clientes.

Se você precisa contratar o serviço de carreto por meio de profissionais autônomos, a melhor opção é contratar através do agenciamento, pois todo o levantamento dos profissionais, seleção e envio é todo por parte da agenciadora.

Contratar online

 

Ainda vemos em alguns lugares os locais conhecidos como “praças” onde os carreteiros geralmente ficam esperando por algum serviço de carreto. O problema é que as pessoas já não tem mais disposição para sair de casa e ir conversar sobre o serviço, selecionar o melhor preço, saber se é um bom profissional, etc.

Realmente, contratar carreto online é muito mais cômodo, porém é necessário tomar alguns cuidados na hora da contratação.

Verifique o site que você está contratando. Veja se possui protocolo seguro, se possui avaliação, veja se você é bem atendido, qual a disponibilidade de caminhões, etc.

Muitas pessoas se esquecem e acabam contratando o serviço através de qualquer site. Basicamente querem se livrar da tarefa o mais rápido possível, porém não podemos pensar assim. Você estará deixando pessoas “estranhas” entrarem em sua casa, por isso é necessário ter alguns cuidados na hora da contratação.

Carreto barato

 

Muitas pessoas priorizam apenas o preço, quanto mais barato melhor. Na verdade, é necessário se atentar ao preço, porém o principal objetivo deve ser contratar o melhor serviço de carreto pelo preço mais justo.

Percebeu?

Preço justo, não preço mais barato. A partir do momento em que se faz 10 orçamentos e deles o principal critério de escolha é o mais barato. Sem dúvidas, irá comprometer a qualidade do serviço.

Novamente, você está contratando alguém que irá entrar em sua casa, pessoas que cobram barato demais geralmente não tem um nome a zelar e hoje podem prestar o serviço para você e nunca mais encontrá-los.

Se possível prefira indicação

 

Existe uma frase entre no mercado que exemplifica muito bem a importância da indicação. “Indicação é negócio fechado”. Não diria “negócio fechado”, mas praticamente sim. Indicação é muito importante, pois coloca o preço em segundo plano.

Se você sabe que o profissional é altamente capacitado, você sabe que pode pagar um pouco mais caro, pois sabe que vale a pena.

Indicamos sempre que pergunte a familiares ou amigos para saber se possui algum contato de prestador de serviço que já trabalhou para eles. Caso tenha, priorize este prestador, pois seu trabalho já está validado por pessoas que você confia.

Evite pagar antecipadamente

 

Apesar de já conhecer o profissional, evite pagar antecipadamente. Como você está contratando um serviço informal caso tenha problemas com a prestação do serviço será mais difícil o processo de ressarcimento.

Por isso fique ciente da forma de pagamento e do acordo entre as partes. Após a prestação de serviço efetue o pagamento. No setor de serviços isso já é bastante comum, porém é sempre importante informar a importância do pagamento posterior para que não tenha transtornos posteriores.

Proteção dos itens

 

Para evitar transtornos, embale você mesmo os itens que serão transportados. Utilize caixas numeradas e embaladas com fita adesiva para evitar violação. O serviço de carreto é um serviço informal e sendo assim, não possui materiais de segurança como acontece em serviços formais.

Por isso, faça um mapeamento dos itens mais frágeis para que você possa protegê-los de qualquer dano. É importante implementar essa dica, pois como o serviço não possui seguro mudança será mais difícil resolver o problema caso tenha alguma avaria.

Não deseja arriscar? Contrate os serviços da Horizontal Transportes

 

Somos especialistas em carretos em Belo Horizonte e na região metropolitana. Possuímos vários carreteiros espalhados por todos os bairros de Belo Horizonte. Por isso, se você precisa de um serviço de qualidade por um preço justo, basta entrar em contato com nossa equipe que iremos atender você.

Sabe de mais alguém que também possui essa dúvida sobre a diferença entre carreto e frete. Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham conhecimento do realmente estão contratando.

Até mais.